SINRURAL DOA TERRENO PARA UEMA EM IMPERATRIZ

A Universidade Estadual do Maranhão (Uema) recebeu, em solenidade realizada no Parque de Exposições de Imperatriz (Expoimp), um terreno de aproximadamente cinco hectares, localizado dentro do parque, doado pelo Sindicato dos Produtores Rurais de Imperatriz (Sinrural). A entrega aconteceu na noite da quinta-feira (8).

Na cerimônia estiveram presentes, o reitor José Augusto Silva Oliveira; o secretário de Estado da Agricultura, Afonso Fernandes Ribeiro; o presidente do Sinrural, Karlo Marques; os pró-reitores de Planejamento, José Gomes Pereira e de Administração, José Bello Salgado Neto; o secretário Extraordinário de Desenvolvimento do Sul do Maranhão, Ademar Freitas; o secretário Municipal de Agricultura, José Fernandes Dantas; representando o prefeito de Imperatriz, Sebastião Madeira; e o diretor do Centro de Estudos Superior de Imperatriz, Antonio Expedito Barroso; além de professores, empresários e estudantes.

De acordo com o projeto apresentado pela chefe da Divisão de Estatística e Formação da Uema, arquiteta Alessandra Gaby Rocha, na área serão construídas várias obras para o funcionamento dos cursos de Ciências Agrárias do Cesi, tais como: Hospital Veterinário, Pavilhão para salas de aula, Biotério, Laboratório de Solos e Sementes, Núcleo de Ruminantes, Auditório, Quadra Poliesportiva, e Área de Vivência. O complexo, segundo a pró-reitoria de Planejamento da Uema, está avaliado em recursos que giram em torno de R$ 18 milhões.

A doação do terreno, conforme explicou o reitor José Augusto, é a materialização de um sonho da comunidade acadêmica do Cesi, em particular, do campo das agrárias. Ele disse que a construção dessas obras vai melhorar cientificamente as atividades do setor primário e dar qualidade aos cursos da Uema na região. "As razões que propiciam esta solenidade é uma demonstração de compromisso que a classe política e empresarial têm com o ensino no Estado do Maranhão", adiantou o reitor.

O professor também se mostrou interessado em implantar os cursos de Engenharia Florestal e Civil em Imperatriz, informação que foi recebida com muita alegria, tanto pelos gestores públicos, como por empresários e estudantes presentes no evento. Para isso, pediu o esforço e a união de todos nessa iniciativa. No final, ele agradeceu o apoio do Governo do Estado, nesse projeto, que é um marco histórico na vida da universidade e, em particular, da comunidade universitária do Cesi.

Já, o secretário Afonso Ribeiro comentou o momento, destacando a importância do empreendimento para a agricultura do Maranhão. Para ele, os avanços serão inevitáveis com esse projeto.

O presidente do Sinrural começou seu discurso enfatizando o "namoro" do Sindicato com a Uema. Karlo falou da importância da universidade, como uma instituição que desenvolve mão de obra especializada, o que certamente proporcionará grandes avanços para o Sul do Maranhão. Ele entende que a Uema e os empresários poderão fazer muito pela Região Tocantina.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Imperatriz: Pré-candidatos bolsonaristas colam em Lula

Bastou vazar uma sondagem técnica de que o governo do presidente Lula e a atuação do próprio presidente são bem avaliados pelo imperatrzense...