Governo e empresariado reafirmam compromisso de trabalho pelo Maranhão

Vice-governador Washington Oliveira e o presidente da Fiema, Edson Baldez, coordenaram o encontro - Handson Chagas/Secom
Baldez e Washington Oliveira posam com secretários de estado - Handson Chagas/Secom

Claudia Martins
Secom/MA

O Governo do Estado e o empresariado maranhense reforçaram nesta sexta-feira (21), o compromisso de trabalhar unidos em prol do crescimento do Maranhão. A confirmação da parceria aconteceu durante o encontro sobre “As Prioridades para o Desenvolvimento do Setor Produtivo no Maranhão”, promovido pela Federação das Indústrias do Maranhão (Fiema), na sede da entidade, com presença de secretários de Estado, presidentes de sindicatos patronais da indústria e diretoria da Fiema.

O encontro foi coordenado pelo presidente da Federação Edilson Baldez e pelo vice-governador do Estado, Washington Luiz Oliveira. “Este é um momento em que o governo estreita a parceria com o empresariado maranhense, assim como precisamos fazer com outros segmentos, a exemplo da classe trabalhadora, centrais sindicais, Ministério Público, Judiciário, enfim toda a sociedade maranhense trabalhando em prol do Maranhão”, declarou o vice-governador.

Estiveram presentes os secretários Cláudio Azevedo (Agricultura, Pecuária e Pesca); João Bernardo Bringel (Ciência e Tecnologia); Olga Simão (Educação); Maurício Macedo (Desenvolvimento, Indústria e Comércio); Max Barros (Infraestrutura); Victor Mendes (Meio Ambiente e Recursos Naturais); Cláudio Trinchão (Fazenda), Pedro Fernandes (Cidades e Desenvolvimento Urbano) e ainda o subsecretario de Planejamento, Orçamento e Gestão, Antônio José Chatack; o adjunto de Minas e Energia, Lúcio Gusmão; e o presidente da Empresa Maranhense de Administração Portuária (Emap), Luiz Carlos Fossati. Na ocasião, eles apresentaram as ações que já estão sendo colocadas em prática pelas secretarias e os projetos que devem ser realizados nos próximos anos.

No eixo estratégico apresentado pela indústria, estão educação e qualificação profissional, gestão ambiental, desenvolvimento científico e tecnológico, adensamento das cadeias produtivas, ampliação da infraestrutura e da logística, gestão pública de qualidade, organização e participação do empresariado e redução das desigualdades espaciais de renda.

Parceria - O presidente Edilson Baldez disse que o desenvolvimento só acontece quando há trabalho do setor público e da iniciativa privada. “Quando os dois estão juntos, melhor ainda; é o que está acontecendo agora: estamos exercitando esse novo momento de desenvolvimento do Maranhão”, observou, completando que todos estão com o mesmo propósito de trabalhar em parceria para que, juntando esforços, possam alcançar os objetivos pretendidos, que é desenvolver o Maranhão e trazer riqueza para a população. 

O secretário de Desenvolvimento, Indústria e Comércio, Mauricio Macedo, destacou que esse é um encontro histórico, no qual toda a área econômica, fiscal e tributária do governo está presente, numa demonstração de respeito ao empresariado. “Neste momento, estamos consolidando e fortalecendo os lanços com a iniciativa privada e com as instituições que representam a classe empresarial”, disse Macedo.

O secretário de Infraestrutura, Max Barros, destacou que muitas das obras que são importantes para a logística empresarial já estão contempladas, quer no programa do Governo do Estado, quer no do Governo Federal, por meio de gestão estadual. Entre elas, a expansão do Porto do Itaqui, a melhoria da malha viária e das avenidas de São Luís, que devem ser iniciadas este ano. 

Procuramos, por meio das discussões, ajustar os projetos dos empresários com o plano do Governo do Estado, porque a iniciativa privada é muito importante para o fomento, a geração de emprego, a divisa para o Estado e recursos por meio dos impostos; então tem que ter sempre essa parceria entre o poder público e a iniciativa privada”, destacou Barros.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Imperatriz: Pré-candidatos bolsonaristas colam em Lula

Bastou vazar uma sondagem técnica de que o governo do presidente Lula e a atuação do próprio presidente são bem avaliados pelo imperatrzense...