Roseana recebe ministro da Justiça para discutir sistema carcerário do Maranhão

Roseana recebe José Eduardo no Palácio dos Leões
SÃO LUÍS - O ministro da Justiça, José Eduardo Cardoso, já está em São Luís. Ele desembarcou na capital maranhense nesta quarta-feira (9) e já está reunido, a portas fechadas, no gabinete da governadora Roseana Sarney, no Palácio dos Leões.

O objetivo da visita é dar suporte à construção dos seis presídios regionais programados pelo governo do Estado. É possível que o convênio para liberação de recursos federais para as obras seja assinado durante a visita.

Sistema carcerário

O Maranhão, nos últimos meses, tem passado por grandes problemas no sistema carcerário. Rebeliões, superlotação, denúncias sobre as péssimas condições das prisões maranhenses têm chamado, ainda mais, a atenção da população e das autoridades.

Do fim de 2010 para este mês de fevereiro de 2011, 24 detentos foram mortos em rebeliões. Dezoito foram assassinados durante a rebelião no Presídio São Luís, no Complexo Penitenciário de Pedrinhas, em 8 de novembro de 2010. Seis foram mortos ontem, na rebelião da Delegacia Regional de Pinheiro, onde, em junho de 2010, já havia acontecido uma rebelião.

Já em Bacabal, as péssimas condições da carceragem da delegacia e a superlotação resultaram na transferência de presos e na decretação de prisão domiciliar para onze detentos. A decisão do juiz Roberto de Paula, neste ano, foi a terceira. Desde 2009, o magistrado tenta resolver a situação precária no local. No fim do mês de janeiro, a carceragem da delegacia de Bacabal foi interditada pela Justiça.

Fonte: imirante.com
Foto: Geraldo Furtado/Secom

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Imperatriz: Pré-candidatos bolsonaristas colam em Lula

Bastou vazar uma sondagem técnica de que o governo do presidente Lula e a atuação do próprio presidente são bem avaliados pelo imperatrzense...