Prefeitos pressionam por criação de novos municípios

O secretário de Estado de Assuntos Políticos, Hildo Rocha, participou de evento pró-emancipação de municípios, marcado por uma apresentação e benção de bandeiras dos 45 povoados maranhenses que querem ser desmembrados. O evento, organizado pelo Movimento em Defesa dos Novos Municípios (Modenmu), cujo lema é “Emancipar Para Crescer”, reuniu nesta segunda-feira (23), no auditório do Centro de Convenções Pedro Neiva de Santana, em São Luís, cerca de 1.500 pessoas.

Participaram prefeitos, vereadores, secretários municipais e líderes comunitários, além dos deputados estaduais André Fufuca (PSDB), Fábio Braga (PMDB), José Carlos (PT), Magno Bacelar (PV), Marcos Caldas (PRB), Raimundo Louro (PR), Vianey Bringel (PMDB) e o federal Ribamar Alves (PSB).

"Esta é uma mobilização correta, legítima, é uma luta gloriosa em favor da emancipação de muitos povoados que já merecem ser elevados à condição de municípios há muito tempo", declarou Hildo Rocha.

O secretário rebateu vozes contrárias à emancipação. "Quem diz que a criação de novos municípios é ruim desconhece a realidade. O Índice de Desenvolvimento Humano (IDH) de todos os 81 desmembrados 1996 melhorou bastante se comparado ao que se registrava antes da emancipação. Portanto, os povoados querem apenas dignidade, respeito e desenvolvimento", destacou.

Hildo Rocha lembrou que os estados mais desenvolvidos do país são aqueles que possuem maior número de municípios. Para ilustrar, ele citou o Rio Grande do Sul, Paraná e Santa Catarina. "Territorialmente, esses estados são menores que o Maranhão. Entretanto, possuem maior número de municípios e economia forte. Isso prova que aumentar a quantidade de municípios ajuda no desenvolvimento", afirmou.

O presidente do Modenmu, Augusto César, disse que quem trabalhar contra a emancipação dos novos municípios está ferindo o coração de 600 mil maranhenses. "Todos os 42 deputados estão do nosso lado", declarou.

Os deputados estaduais presentes ao encontro estimularam o movimento. "Não há vitória sem luta. É melhor morrer lutando do que viver fugindo. Estamos juntos nessa batalha", enfatizou Marcos Caldas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Imperatriz: Pré-candidatos bolsonaristas colam em Lula

Bastou vazar uma sondagem técnica de que o governo do presidente Lula e a atuação do próprio presidente são bem avaliados pelo imperatrzense...