Vigilância em Saúde alerta sobre perigo de escorpiões


A coordenadora da Vigilância em Saúde, Wyderlânnya de Aguiar Costa, da Secretaria Municipal de Saúde (Semus), alerta para o aparecimento de escorpiões nos bairros Bacuri e Vila Lobão, em Imperatriz. “O ambiente precisa estar limpo para não atrair os escorpiões, pois são extremamente perigosos, e uma picada pode levar à morte”, orienta.

Ela aconselha a comunidade a não deixar lixo acumulado no quintal, bem como restos de materiais de construção [madeiras, tijolos, telhas e baldes] que servem como espécie de esconderijo para os escorpiões.

Wyderlânnya Aguiar observa que uma picada de escorpião causa dor intensa, vermelhidão e febre. Os postos de saúde e o Hospital Municipal de Imperatriz (HMI), o Socorrão, possuem o soro. “Se a pessoa for picada, deve ser encaminhada com urgência para o hospital ou posto de saúde mais próximo para aplicação do soro”, recomenda.

Os escorpiões só atacam o homem quando se sentem acuados e em circunstância de defesa. Para que um acidente com escorpiões não ocorra, devem-se tomar algumas medidas básicas de prevenção, tais como: manter limpos os locais próximos as residências, evitando acúmulo de lixo, entulhos e materiais de construção e mantenha o ambiente familiar livre de baratas, que são reconhecidas como um dos principais alimentos dos escorpiões nos centros urbanos.

A coordenadora da Vigilância em Saúde diz que “ao ser detectada a presença do escorpião, é fundamental que a Vigilância em Saúde seja informada imediatamente”. O telefone em Imperatriz é 3524 - 9879. (Assessoria)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Imperatriz: Pré-candidatos bolsonaristas colam em Lula

Bastou vazar uma sondagem técnica de que o governo do presidente Lula e a atuação do próprio presidente são bem avaliados pelo imperatrzense...