Deputados comemoram aprovação do piso nacional dos agentes de saúde

Deputada Valéria Macedo (PDT)
08/05/2014 12:43:29 - Nice Moraes / Agência Assembleia 
Os deputados Bira do Pindaré (PSB), Valéria Macêdo (PDT), Eliziane Gama (PPS) e Othelino Neto (PCdoB) comemoraram na sessão desta quinta-feira, 8, a aprovação, na Câmara Federal, do projeto de lei que define o piso nacional para os agentes comunitários de saúde e de combate às endemias.
O projeto, que teve como relator o deputado Domingos Dutra (PS) e que agora segue para sanção, tramitava no Congresso Nacional desde 2006. Era uma luta antiga desses profissionais de saúde que agora terão o piso fixado inicialmente em R$ 1.014,00.
“Saúdo a todos os agentes comunitários de saúde e de combate às endemias porque essa é uma importante conquista que pode ser reforçada pelos Estados e pelos municípios porque se trata de saúde preventiva”, disse Bira do Pindaré. Segundo ele, se for fortalecida a rede dos agentes comunitários de saúde, seguramente, o Maranhão terá uma prevenção muito maior a uma série de problemas que afetam a sua população do ponto de vista da saúde pública.
Ao parabenizar a Câmara Federal pela aprovação da matéria, Valéria Macêdo disse que o piso de R$ 1.014,00 ainda é insuficiente, mas se adequa hoje à realidade que foi pleiteada pelos agentes. “Parabéns a todos os agentes e a todos nós que demos a nossa contribuição para que este momento tão importante acontecesse na vida desses trabalhadores. É o reconhecimento profissional”, disse Valéria Macêdo. Ainda segundo a parlamentar, agora, com a aprovação do piso nacional, esses profissionais vão estar mais incentivados a continuar fazendo esse trabalho importante de prevenção das doenças nos lares brasileiros.
Valéria Macêdo destacou ainda que quando exerceu a função de Instrutora do Programa Saúde da Família, e também como secretária municipal de Saúde, acompanhou de perto os trabalhos dos agentes comunitários, por isso, sabe o valor desses profissionais, como eles se dedicam, como eles sofrem de sol a sol, andando de casa em casa e, muitas das vezes, usando o próprio salário para ajudar as pessoas carentes.
“Mas com certeza ontem eles tiveram esse reconhecimento por parte dos deputados federais e de todos nós que usamos a tribuna para defender os seus direitos. Com certeza hoje eles estão se sentindo profissionais mais valorizados, mais reconhecidos pela nossa sociedade e, principalmente, pelos poderes que os representam”.
Eliziane Gama, ao se congratular com os agentes de saúde, destacou a importância desses profissionais na saúde preventiva do povo brasileiro, em especial, do Maranhão onde, segundo os indicadores - do ponto de vista de saúde do Estado - são terríveis; as doenças diarréicas e respiratórias, que poderiam ser prevenidas, não o são porque não há cobertura, nem pelo Estado nem pelos governos municipais.
“Em São Luís, o atual gestor municipal, durante a campanha, fez uma promessa que dobraria a quantidade de equipes, mas até o presente momento, nada disso foi apresentado e isso é muito ruim, porque a gente sabe que quanto mais equipes fazendo aquela cobertura que é estabelecida pelo Ministério da Saúde, há um impacto muito grande na saúde”, ressaltou Eliziane Gama.
Othelino Neto elogiou a conquista dos agentes comunitários de saúde e ressaltou a importância que os agentes de saúde têm, principalmente, tendo em vista a necessidade de se trabalhar a questão da saúde preventiva, em particular, o no Maranhão, por ser um Estado que tem menor índice de saneamento básico e saneamento ambiental no Brasil. Segundo ele, esse trabalho se torna mais importante ainda por levar a informação à população,
“Valorizar essa categoria é valorizar a saúde pública. Sei que a luta deles vai continuar para que, em breve, eles sejam mais valorizados e o piso possa chegar num patamar melhor e aceitável, que é o de dois salários mínimos”, afirmou Othelino Neto.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Imperatriz: Pré-candidatos bolsonaristas colam em Lula

Bastou vazar uma sondagem técnica de que o governo do presidente Lula e a atuação do próprio presidente são bem avaliados pelo imperatrzense...