NOTÍCIAS DE TIMON

Obras na Ponte das Piranhas

 A Prefeitura de Timon iniciou nesta segunda-feira (28), a construção de uma passagem em substituição a Ponte das Piranhas, localizada no bairro Boa Vista. As máquinas já estão no local fazendo o serviço de escavação. Estão proibidos de trafegar pela passagem, caminhões, ônibus e carros de passeio, ficando livre o trajeto apenas para pedestres, ciclistas e motociclistas.

Inicialmente está sendo feito uma escavação para a construção de uma galeria. Em seguida será feito o aterramento para que fique com o mesmo nível e alinhamento da estrada que tem oito metros de largura. A antiga ponte tinha apenas três metros.

“A obra vai viabilizar o mesmo fluxo de veículos já existente. Em relação a trafegabilidade, não haverá nenhuma alteração”, afirmou o engenheiro da Secretaria Municipal de Obras e Infraestrutura (Seinfra), Joarges Ludson.

O local continua isolado e sinalizado, informando a população da obra. Os moradores das localidades, Barras das Pombas, São Gonçalo, Iracema, São Cristóvão, Santa Amélia e circunvizinhanças poderão seguir pelo percurso alternativo, pelo Povoado Açude, seguindo pela BR 316, logo após o Posto de Combustível, “Cinco Estrelas”, na entrada da subestação.

Projeto Educativo Mãos Dadas

A Prefeitura de Timon tem investido cada vez mais em melhorias para a cidade, uma das áreas que ganham atenção, é a Educação. Além de construção de novos prédios, reformas, fardamentos, capacitação de professores, a prefeitura acredita e investe no potencial dos estudantes da rede municipal de ensino.

Gisele Karolene de Sousa Silva (12) é aluna do 7º Ano no Projeto Educativo Mãos Dadas, projeto coordenado pelo Padre Diniz e que recebe forte apoio da Prefeitura Municipal de Timon. A estudante, juntamente com outras alunas, recebeu do Prefeito Luciano Leitoa, apoio para viagem e inscrições em importantes cursos e competições internacionais na área da dança.

Agora chegou o momento de colher os furtos desses incentivos. Gisele está na cidade de Joinville - Santa Catarina e passou para a segunda etapa da seleção da Escola de Teatro do Bolshoi no Brasil. A Escola, que a estudante de Timon encontra-se, é a única do Bolshoi fora da Rússia e segue o mesmo formato da Escola Coreográfica de Moscou, criada em 1773.

A Prefeitura de Timon também incentivou no mês passado, a ida de 5 meninas do Projeto Educativo Mãos Dadas à cidade de Indaiatuba –São Paulo, para participarem de qualificações. Dentre elas, destacou-se Jessiane Thallyssa, que competiu na 22ª Edição do Concurso Internacional de Dança “Passo de Arte”. Jessiane representou bem a cidade de Timon.

Para a Diretora Titular do Projeto Mãos Dadas, incentivar a cultura através da educação é algo primordial para o crescimento de uma população, e a Prefeitura de Timon enxerga essa oportunidade, quando apoia projetos como esse. “É satisfatório ver que o prefeito Luciano Leitoa compartilhar da filosofia do projeto Mãos Dadas, que é proporcionar formação e cultura através da educação aliada ao ensino da dança, isso promove o povo timonense” Comemora a diretora do projeto.

O Projeto Mãos Dadas trabalha com o modelo de educação em “Tempo Integral” implantando pela Prefeitura de Timon. Na escola os alunos participam de diversas atividades extra curriculares, o que acaba despertando em muitos, o interesse em desenvolver várias habilidades, como dança, esporte e outras.

Projovem Campo

 Mais oportunidades irão fazer parte da realidade da população jovem da zona rural de Timon através do “Programa Nacional de Inclusão de Jovens (Projovem) Campo: Saberes da Terra”. Ao todo serão ofertadas 120 vagas, em quatro escolas da zona rural, no programa do Governo Federal, vinculado ao Ministério da Educação e realizado em parceria com as secretarias estaduais e municipais de educação, que oferecem o programa de acordo com a região.

O Projovem Campo tem como principal objetivo à promoção de ações para a elevação da escolaridade e para a qualificação profissional e social de jovens agricultores familiares e que saibam ler e escrever, mas que não tenham concluído o ensino fundamental e tenha entre 18 e 29 anos. O aluno matriculado irá receber uma bolsa auxilio no valor de R$ 100 (cem reais), material didático e sala de acolhimento para os filhos menores.

De acordo com a coordenadora do programa na Semed, Leila Cristina, esse é mais um benefício voltado para a população do campo por se tratar de um importante meio de inserção no mercado de trabalho local, já que as atividades são pensadas de acordo com a realidade local. “Os alunos interessados poderão se dirigir a uma das quatro escolas que irão oferecer o programa para saber todas as informações. Se tiverem alguma dúvida poderão vir até a Semed para maiores esclarecimentos”, disse Leila.

Escolas que irão funcionar o Projovem Campo: Saberes da Terra:

U. E. Francisco Alves Cavalcante (povoado Pinto) – 45 vagas
U. E. Orgmar Monteiro (povoado Roncador) – 25 vagas
U. E. Antônio Pereira da Silva (povoado Gameleira) – 25 vagas
U. E. Noberto Moreira Lima (povoado Boa Vista) – 25 vagas

Os interessados devem se dirigir a umas das escolas com documentos básicos, como RG e CPF, para efetuarem a inscrição. As inscrições seguem até o preenchimento das vagas. Outras informações no telefone 3212.3373.

Encontro com supervisores escolares

A Secretaria Municipal de Educação de Timon (Semed) realizou um encontro com supervisores das escolas municipais nesta terça-feira (29), no auditório do Centro de Treinamento Wall Ferraz, para discutir as ações que foram desenvolvidas ao longo do primeiro semestre de 2014. O encontro aconteceu durante toda a manhã e segue até as 15h com apresentações de experiências adquiridas pelos supervisores no convívio diário com escolas e creches.

Estiveram presentes supervisores da zona rural e urbana além da secretária municipal de educação, Dinair Veloso, e demais membros da coordenação de ensino da Semed. Dinair fez um breve levantamento das ações realizadas pela secretaria neste início de ano para a melhoria de escolas e creches da rede de ensino. “A Semed tem se esforçado para mudar a realidade da educação do município. Queremos ampliar mais escolas, climatizar outras e construir novas com estrutura ainda melhores das já existentes para que possamos ofertar ensino de qualidade aos nossos alunos e conforto em sala de aula para os professores”, comentou a secretária.

A proposta do encontro é  promover aos supervisores momentos de socialização das experiências obtidas a frente das escolas que atuam e assistem. Foram escolhidos 10 supervisores para fazer apresentações de suas experiências. Em conversa com alguns profissionais que atuam nesta área, é possível identificar as mudanças que estão acontecendo nos ambientes escolares.

Sueleny Ribeiro, supervisora que atua na U. E. Antônio Maria Zacarias Ribeiro, no bairro Cidade Nova, comentou que a realidade da escola tem mudado bastante com o trabalho que vem sendo realizado. “Quando assumimos a escola encontramos muitos problemas e o principal era a indisciplina dos alunos e com isso a baixa auto estima que era presente entre eles. Começamos a inserir atividades culturais que pudessem valorizar e incentivar o bom andamento do ensino na escola e assim aos poucos trazer uma realidade bem melhor para os alunos”, comentou Sueleny.

Os supervisores têm um importante trabalho nesse processo de construção e desenvolvimento da educação. Eles são responsáveis pela mediação do trabalho do professor e aluno e tem como principal ferramenta de trabalho o diálogo.

Segurança do Trabalho

O Serviço Autônomo de Água e Esgoto (SAAE) de Timon realizou treinamento de Segurança do Trabalho para mais de 100 servidores. O objetivo foi conscientizar os trabalhadores sobre a importância da segurança do trabalho e da Comissão Interna de Prevenção de Acidentes (CIPA) para a preservação da vida e da saúde tornando o ambiente de trabalho mais seguro e agradável.

Gilvana Freire, estagiária de Segurança do Trabalho, falou sobre as explanações feitas. “Foi uma palestra muito boa e proveitosa, porque além de falarmos sobre os equipamentos de segurança, prevenção de acidentes e a CIPA, todos eles tiveram espaço para esclarecer as dúvidas.”

O administrador do SAAE, José Francisco, afirma que há sempre a necessidade de promover esta conscientização. “Eles precisam de treinamentos constantes para que mantenham a segurança durante o trabalho, para que estejam sempre vigilantes com relação a isso. Foi uma reunião muito proveitosa”.

Emílio da Silva, pedreiro, elogiou o evento. “Foi um treinamento muito bom, porque tirei dúvidas. Vi que é importante usar sempre todos os equipamentos de segurança no trabalho e que também devemos nos preocupar com os colegas de trabalho, e não só coma gente.”

No próximo dia 08, quinta-feira, os servidores receberão mais um treinamento. Dessa vez os servidores vão receber orientações de um médico do trabalho, de um químico e do Corpo de Bombeiros.

Campanha educativa à condutores

O Departamento Municipal de Trânsito de Timon (DMTRANS) vem realizando na cidade uma campanha de educação no tráfego. Nesta quarta-feira (29) os agentes voltaram a falar com condutores de carros e motos que repetidamente colocam seus veículos em cima do canteiro central da avenida Jaime Rios, centro da cidade, prejudicando a passagem dos pedestres. Por ser uma atitude periódica, as medidas administrativas cabíveis já estão sendo aplicadas. Além da Jaime Rios, os agentes também atuaram em outras principais avenidas de Timon.

Jeremias Sampaio, diretor do DMTRANS explica o procedimento em alguns casos. “Nós estamos desde a semana passada pedindo para que as pessoas não coloquem seus veículos em cima do canteiro central da avenida, mas algumas pessoas insistem em repetir no erro. Observamos que essa é uma prática antiga e que deve ser combatida”, finalizou.

Aqueles que foram abordados com as medidas administrativas receberão em até 30 dias, pelos correios as notificações. Por direito poderão recorrer junto à Junta Administrativa de Recursos de Infrações-JARI. A JARI é órgão colegiado ao órgão atuador (DMTRANS). O condutor que quiser recorrer da multa deverá protocolar junto ao Departamento de Trânsito, que em seguida repassará a solicitação do recurso ao JARI. A Junta é sediada no Departamento Municipal de Trânsito que está situado anexo ao Complexo Esportivo Miguel Lima, na rua A, S/N, Bairro Parque Piauí.

A Campanha Educativa continua nos próximos dias e é decorrente de uma capacitação que os agentes de trânsito municipais realizaram na cidade de Caxias, promovido pelo DETRAN do Maranhão e as aulas ministradas pelo Instituto Gonçalves Dias.

O curso qualificou os agentes para diversas habilidades, dentre elas, a aplicação e autuação de medidas administrativas quando houver infrações. O Departamento Municipal de Trânsito de Timon está respeitando as normas estabelecidas pelo Código de Trânsito Brasileiro – CTB estabelecidas na Lei de nº 9.503, de 23 de setembro de 1997.



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Imperatriz: Pré-candidatos bolsonaristas colam em Lula

Bastou vazar uma sondagem técnica de que o governo do presidente Lula e a atuação do próprio presidente são bem avaliados pelo imperatrzense...