TELESSAÚDE Programa do Governo Federal busca melhorar atendimento no SUS

Secretária Conceição Madeira recebe computadores doados pelo programa
Usuários de onze Unidades Básicas de Saúde (UBS) de Imperatriz serão beneficiados com equipamentos do Programa Telessaúde Brasil Redes. A Secretária Municipal de Saúde, Conceição Madeira, recebeu na ultima segunda-feira (29), os computadores concedidos pela Universidade Federal do Maranhão.
Programa do Ministério da Saúde em parceria com as Universidades brasileiras, o Telessaúde Brasil Redes busca melhorar a qualidade do atendimento e da Atenção Básica no Sistema Único de Saúde (SUS), oferecendo Teleconsultoria, Segunda Opinião Formativa e Tele-educação.
Na entrega, os representantes do Telessaúde Maranhão, Priscila Jullieth Alves de Andrade (Gerente de projetos) e Rubem de Sousa Silva (Programador Web), fizeram a assinatura de um termo de concessão de uso das máquinas que foram instaladas ontem mesmo nas UBS´s. “Esses computadores funcionarão mais como ponto de apoio, porque todo funcionário que tiver loguin e senha pode acessar a plataforma de qualquer lugar, até mesmo de tablets ou smartphones”, afirma Rubem.
Segundo o setor de Planejamento da Secretaria Municipal de Saúde (SEMUS), a priori 121 profissionais entre Agentes Comunitários de Saúde (ACS), Técnicos, Enfermeiros e Médicos estão sendo cadastrados para ter acesso     ao sistema – onde podem tirar dúvidas com especialistas dos mais variados assuntos relacionados à saúde. “O principal ganho disso para os municípios é a economia em relação ao custo benefício com transferência de pacientes para outros centros, tendo em vista que a qualificação dos profissionais proporciona o tratamento na própria cidade”, ressalta Priscila.
Dentre os 44 municípios projetados para receberem o programa no projeto piloto, Imperatriz é a sétima cidade a ter o sistema implantado. Além de ter link de internet ativo nas UBS´s, os critérios levados em consideração pela Universidade para disponibilizar o programa é o contingente populacional, o município não estar vinculado a outro Núcleo da Rede e ter aderido programas como: PMAQ (Programa de Melhoria do Acesso e da Qualidade na Atenção Básica) e PROVAB (Programa de Valorização do profissional da Atenção Básica) e Mais Médico.
Especificações dos serviços disponibilizados pelo Telessaúde Brasil Redes:
Teleconsultoria: consulta registrada e realizada entre profissionais e gestores da área da saúde com a finalidade de tirar dúvidas sobre procedimentos clínicos, ações de saúde e questões relativas ao processo de trabalho, podendo ser síncrona (teleconsultoria realizada em tempo real, geralmente por chat, web ou videoconferência) ou assíncrona (teleconsultoria realizada por meio de mensagens que serão respondidas em até 72h) ou por meio do telefone 0800 644 6543 para os médicos do programa Mais Médicos. O número 0800 644 6543 funciona se segunda a sexta-feira, das 8h às 17h30.
Segunda Opinião Formativa: resposta sistematizada, construída com base em revisão bibliográfica, nas melhores evidências científicas e clínicas originadas das teleconsultorias. Este serviço está disponível em: http://aps.bvs.br
Tele-educação: conferências, aulas e cursos, ministrados por meio da utilização das tecnologias de informação e comunicação; 

Maria Almeida - ASCOM

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Imperatriz: Pré-candidatos bolsonaristas colam em Lula

Bastou vazar uma sondagem técnica de que o governo do presidente Lula e a atuação do próprio presidente são bem avaliados pelo imperatrzense...