DILMA OU AÉCIO, GANHA A DEMOCRACIA

A eleição presidencial de 2014 já é histórica em razão da competição cabeça a cabeça entre os dois candidatos que passaram ao segundo turno, mas também por três fatores a mais: a divisão clara de opiniões dos eleitores de cada candidato, o posicionamento cristalino e direto durante a campanha acerca de determinados assuntos e o efeito arrasador das redes sociais na difusão imediata de informações (verdadeiras ou falsas). 

Nunca uma eleição para presidente no Brasil despertou tantas paixões, radicalismos, discussões e debates nas ruas, na imprensa, em todos os segmentos sociais, como essa na qual somos os atores principais. Principalmente agora na reta final do segundo turno. 

O país já está "dividido", seja quem for o vencedor. E isso é bom. Porque mostra que estamos amadurecendo, que - afora os ânimos mais irracionais e exaltados - estamos sabendo lidar com os contraditórios. Civilizadamente.

Vimos no percurso do processo, candidatos marcarem posição firme e convicta sobre temas polêmicos, como o aborto e as drogas. Ser contra ou favor não significa ser progressista ou moderninho, conservador ou reacionário. Significa expor ideias e tentar sustentá-las com argumentos lógicos (ou aparentemente lógicos). Claro, dentro da Moral e da Ética, respeitando a legalidade e o direito de cada um.

Ao findar a campanha, todos ganhamos. Porque participamos ativamente de todo o processo e expomos nossas escolhas com honestidade com nós mesmos e com nossas consciências.

A "divisão" é uma ótima oportunidade para a reafirmação ou adequação das plataformas programáticas e ideológicas dos partidos. Chegou a hora dos posicionamentos claros, do fim da "suruba eleitoral" (termo já absorvido pela crônica política), de rever as ditas alianças, de sepultar o fisiologismo, a demagogia, a hipocrisia e o oportunismo. Conseguiremos?

Dilma ou Aécio, quem ganhou foi a democracia. Estamos no rumo certo, como Nação e como Povo. Agora é com os políticos. Que sejam capazes de entender, de uma vez por todas, que acordamos para a realidade.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Imperatriz: Pré-candidatos bolsonaristas colam em Lula

Bastou vazar uma sondagem técnica de que o governo do presidente Lula e a atuação do próprio presidente são bem avaliados pelo imperatrzense...