Governo Flávio Dino estará sintonizado com as inovações tecnológicas e científicas


Em entrevista, Bira do Pindaré garantiu que a determinação do governador eleito é de fomentar e valorizar os núcleos de conhecimento do Estado

O deputado estadual Bira do Pindaré (2º à dir. na foto), que comandará a Secretaria de Ciência e Tecnologia, anunciou um conjunto de medidas que serão implantadas desde o início da gestão do governador eleito Flávio Dino para sustentação da ciência e da tecnologia no Estado.  As medidas foram anunciadas em entrevista na noite desta quinta-feira (06).

Entre as metas da secretaria, Bira confirmou que a sintonia permanente com as inovações tecnológicas e científicas, as ações articuladas com o meio científico, a expansão do ensino técnico e profissionalizante, e a democratização do acesso à internet estão entre os itens prioritários.  

“O governo de Flávio Dino é um governo que vai buscar resultado, de maneira transparente, trazendo um novo comportamento para a cena política do Maranhão”, avaliou Bira do Pindaré.

Para enfrentar a realidade instalada no Estado, que conta com a menor população universitária do país, Bira explicou que a orientação de Flávio Dino é trabalhar no sentido de expandir o ensino superior e construir Universidades Regionais autônomas, primeira delas anunciada para a Região Tocantina.

Ensino Profissionalizante

Uma novidade para a Secretaria de Ciência e Tecnologia será o desafio de implantar o Instituto Estadual de Educação, Ciência, Tecnologia do Maranhão (Iema). A proposta apresentada por Flávio Dino no Programa de Governo propõe parcerias com os Institutos Federais para profissionalizar maranhenses e gerar quadros qualificados no estado.

“Nossa prioridade é implantar o Iema desde o início da gestão para que em quatro anos exista uma rede de ensino técnico e profissionalizante no Estado”, garantiu Bira.

Diálogo com Núcleos de Conhecimento

Um ponto fundamental para fomentar inovações tecnológicas no estado é, segundo Bira do Pindaré, o diálogo permanente com os núcleos de conhecimento. Ele explicou que Flávio Dino propõe a criação de um conselho consultivo, mantendo uma interação constante com a academia. “Queremos promover uma articulação maior no meio científico”, explicou.

Internet para Todos

“Flávio Dino é muito sintonizado com o nosso tempo”, afirmou Bira do Pindaré ao explicar outra meta do governo Flávio Dino: promover a inclusão digital no Estado.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Imperatriz: Pré-candidatos bolsonaristas colam em Lula

Bastou vazar uma sondagem técnica de que o governo do presidente Lula e a atuação do próprio presidente são bem avaliados pelo imperatrzense...