Governo garante apoio na redução de impacto ambiental a Piquiá de Baixo

Secretário Márcio Jerry recebe lideranças de Pequiá de Baixo
Fonte: Secap
Texto: Carolina Mello
Foto: Karlos Geromy
23/11/2017


Uma comissão do Povoado Piquiá de Baixo, do município de Açailândia, foi recebida pelo Governo do Maranhão na manhã desta quinta-feira (23). A comunidade vive próxima a indústrias e reivindica soluções para a poluição emitida no local. 

O secretário de Estado de Comunicação e Assuntos Políticos, Márcio Jerry, recebeu o grupo e garantiu o apoio do Governo na luta dos moradores. A emissão de laudos que provem a alta emissão de poluentes e aplicação das sanções legais é uma delas. 

“Encaminhei-os para uma reunião com o secretário de Meio Ambiente, que vai apresentar a eles um laudo sobre a questão ambiental”, disse Jerry. A reunião com a pasta de Meio Ambiente ocorreu ainda nesta quinta-feira. 

Um novo laudo deverá ser emitido em breve para mostrar a evolução dos impactos ambientais na área. Com os laudos, o Governo poderá aplicar a legislação ambiental para exigir a redução de poluentes e amenizar o desconforto das famílias, enquanto a comunidade viabiliza reassentamento distante das indústrias. 

Uma intervenção junto à Caixa Econômica Federal para a liberação do financiamento das casas do reassentamento, e a construção de equipamentos públicos na área das novas moradias foram outros compromissos firmados pelo Governo do Estado.

“A gente prontamente assegurou [os equipamentos] porque são ações que estão na rotina do governador Flávio Dino e que tão logo o conjunto [de casas] seja viabilizado, tais equipamentos serão garantidos”, afirmou Jerry. Entre os equipamentos pedidos pela comunidade estão creches, escolas, posto de saúde e quadras esportivas. 

“Os resultados que tivemos foram positivos”, disse Joselma Alves de Oliveira, liderança da Associação de Moradores de Piquiá de Baixo, sobre o diálogo da comissão com o Governo do Estado. 

“Informação é uma arma. A nossa comunidade tem que estar a mais informada possível para que a gente possa levar nossas demandas e falar com propriedade sobre o que a gente vive”, acrescentou Joselma sobre a importância dos laudos entregues pela Secretaria de Estado do Meio Ambiente. 

A comunidade
Piquiá de Baixo é formada por 312 famílias e está localizada a 15 quilômetros de Açailândia. A comunidade reivindica soluções para os impactos ambientais gerados por indústrias de beneficiamento de ferro-gusa instaladas na área nos anos 80. A associação de moradores estima que a região é habitada desde os anos 60.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Imperatriz: Pré-candidatos bolsonaristas colam em Lula

Bastou vazar uma sondagem técnica de que o governo do presidente Lula e a atuação do próprio presidente são bem avaliados pelo imperatrzense...