Morre o ex-vereador José Lamarck

Vítima de complicações decorrentes de um câncer de pulmão, o advogado, político e professor universitário José Lamarck de Andrade Lima faleceu em Barretos (SP), aos 79 anos - completaria 80 no próximo dia 9 -, onde iniciaria (no mesmo dia de sua morte) um dos tratamentos mais modernos para combater a doença diagnosticada em outubro de 2017.

Em Nota Oficial de Pesar, o presidente da Câmara Municipal de Imperatriz, José Carlos Soares, lamentou a morte do amigo e colega de parlamento, que atualmente exercia o cargo de Assessor Jurídico da Casa: "Imperatriz perde um de seus grandes homens e certamente Lamarck entra para a história desta cidade. Rogamos a Deus que conforte sua família neste momento de dor".

A esposa de José Lamarck, dona Conceição de Maria, escreveu em sua página no Facebook: “Com imensa tristeza informo que meu companheiro de 43 anos de vida, José Lamarck de Andrade Lima, faleceu na madrugada de 02 de Janeiro de 2018, em Barretos - SP, em razão de complicações decorrentes de um câncer de pulmão, contra o qual lutava bravamente desde outubro do ano passado. [...] Em nome da família, agradeço as orações e mensagens neste momento difícil”.

Segundo a esposa, José Lamarck amava Imperatriz e foi escolha dele, em vida, ser sepultado na cidade em que se projetou na política e na vida profissional. “Um dos pedidos dele foi que, se ocorresse essa situação, todas as pessoas amigas fossem informadas para se despedir dele”.

O presidente José Carlos Soares informou que o corpo deverá ser velado na residência da família, na Câmara Municipal e na Igreja de Santa Teresa. Não há ainda horários definidos do velório e sepultamento.

Trajetória

De acordo com a Nota de Falecimento divulgada pela família, José Lamarck de Andrade Lima nasceu em Recife (PE), numa terça-feira, 09 de Janeiro de 1938, filho de José Lamartine de Andrade Lima e Maria Luiza Rocha de Andrade. Na Bahia, casou-se pela primeira vez com a senhora Maria Amélia, com que teve três filhos: José Lamartine de Andrade Lima Neto, Luiz Rogério Pinho de Andrade Lima e José Roberto Pinho de Andrade Lima.

Chegou a Imperatriz em agosto de 1969, onde exerceu diversas atividades até ser admitido na Prefeitura Municipal, em 1979, quando iniciou sua experiência na gestão pública.
Cursou Licenciatura em Estudos Sociais, na antiga Faculdade de Educação de Imperatriz (atual Uemasul) e graduou-se em Direito na Universidade Federal do Maranhão (Ufma). Foi da primeira turma do curso instalado em 1980, formando-se em 1986, como orador da turma, e exercendo a advocacia desde então.

Foi vereador (1983/1992), presidente da Câmara Municipal, gestão em que ajudou a elaborar a Lei Orgânica do Município (1990). Após decidir não participar mais de candidatura própria, foi convidado para ser Procurador Jurídico da Casa, em 1993.

Foi professor universitário do curso de Direito na Ufma e na Faculdade Santa Teresinha (Fest).

Sobre ele, a família deixou registrado nas redes sociais: “Para nós, seus familiares, era considerado um gênio, intelectualmente brilhante, dotado de argúcia e oratória admiráveis. Era um homem simples, honesto, generoso, que nos deixou um legado enorme e o imenso orgulho de carregar seu nome”.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Imperatriz: Pré-candidatos bolsonaristas colam em Lula

Bastou vazar uma sondagem técnica de que o governo do presidente Lula e a atuação do próprio presidente são bem avaliados pelo imperatrzense...