Municípios realizam Conferências Municipais de Educação na região tocantina

Fonte: Seduc Texto: Cida Marconcine 06/02/18
Os 15 municípios jurisdicionados à Unidade Regional de Educação de Imperatriz (UREI) realizaram as Conferências Municipais de Educação. Os encontros, que precedem as etapas intermunicipais e a Conferência Maranhense de Educação (Comae 2018), aconteceram até a semana passada envolvendo diversos setores do poder público e da sociedade civil. 

As conferências municipais, no âmbito da URE de Imperatriz, iniciaram ainda no mês de dezembro de 2017, como foi o caso de Davinópolis, que realizou sua conferência no dia 22/12. A maioria dos outros municípios concentrou as conferências nos meses de janeiro e início de fevereiro.

“As conferências estão sendo extremamente produtivas e bem participativas, com envolvimento de todos os professores, das Secretarias Municipais de Educação, das regionais e do Fórum Estadual”, conta a professora Ana Meires de Moura (UREI), que participou da conferência em Ribamar Fiquene, realizada em 23 de janeiro.

A conferência de Amarante aconteceu no dia 1º de fevereiro, e contou com participação de mais de 230 inscritos, entre representantes de entidades religiosas, científicas, tecnológicas, educacionais e da comunidade indígena. “Fiquei muito satisfeita em observar como os participantes da conferência se envolveram do começo ao fim na elaboração de proposições, com engajamento e interesse, na busca de melhorar e garantir uma educação com mais qualidade. Amarante está de parabéns, porque chamou e ouviu as vozes das forças sociais aqui representadas”, destaca a coordenadora pedagógica da UREI, professora Aurenir Terto.

Já a Conferência de Imperatriz aconteceu no dia 30 de janeiro, no auditório da Faculdade de Educação Santa Teresinha (Fest). Durante a Conferência, após a leitura e aprovação do Regimento Interno, foi aberta a discussão, a todos os segmentos interessados através dos oito eixos, para a construção de novos rumos da educação em Imperatriz. 

“A Unidade Regional de Educação, em nome da gestora Orleane Santana, sentiu-se honrada em participar da Conferência Municipal de Imperatriz, cuja magnitude reflete o desejo dos educadores e educadoras em construir uma educação de qualidade e equidade social. Entendemos que é no espaço das conferências que a voz da sociedade é ouvida, e é neste ambiente, enquanto educadores e sociedade civil organizada que nos reunimos para discutir e propor ações que ratifiquem nossos anseios”, ressalta a professora Suelly Leal, diretora Regional de Educação de Imperatriz.

“Todas as conferências são frutos de um processo de preparação, que se iniciou desde a realização primeira Conae, em 2014. Essa Conferência Nacional já apontava a necessidade da ampliação do debate envolvendo o Sistema Nacional de Educação, principalmente porque estamos vivenciando um momento de reformas no país”, destaca o coordenador Regional da COMAE/UREI, Prof. Dr. Jailson de Macedo Sousa. 

“Mesmo considerando o espaço de tempo curto para a mobilização e estudos nos municípios, pudemos observar o esforço e a organização, com retorno muito significativo e dentro das orientações recebidas do âmbito nacional. Pudemos assim cumprir nossa meta inicial, que foi a realização de todas as 15 conferências municipais na região tocantina e estamos nos preparando para a Conferência Intermunicipal, que acontece no início de março”, reforça o professor Jailson Macedo. 

“Esperamos que a sociedade civil participe ativamente e alimente a conferência com novas propostas, de forma que estejamos atentos para questões que garantam o ensino público gratuito, laico e de qualidade social”, finaliza ele.

A Conferência Intermunicipal de Educação da regional de Imperatriz será realizada nos dias 06 e 07 de março, no auditório da Devry Facimp (Endereço: Av. Prudente de Morais, s/n - Parque Sanharol), com participação direta de 15 municípios, jurisdicionados à Unidade Regional.

A Conferência Intermunicipal de Educação tem por finalidade discutir as proposições elencadas pelos municípios participantes, com base no Documento Referência elaborado em 2014 pelo Conselho Nacional de Educação (CNE), com objetivo monitorar e avaliar o Plano Nacional de Educação (Lei 13.005/14), Plano Estadual de Educação (Lei 10.099/14) e Planos Municipais de Educação, suas metas e estratégias e propor políticas públicas.

A Conferência Maranhense de Educação (COMAE 2018), sob a organização da Secretaria de Estado da Educação (Seduc) e do Fórum Estadual de Educação (FEE/MA), será realizada no período de 02 a 05 de abril, precedendo a Conferência Nacional de Educação (CONAE 2018) e a Conferência Nacional de Educação Popular (CONAPE 2018),

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Imperatriz: Pré-candidatos bolsonaristas colam em Lula

Bastou vazar uma sondagem técnica de que o governo do presidente Lula e a atuação do próprio presidente são bem avaliados pelo imperatrzense...